sábado, 20 de novembro de 2010

Mapa editor

Olá ratos!


Parece fácil editar um mapa para o transformice mas na verdade não é tão facil como você pensa, as vezes pode ser fácil mas para quem tem experiência...


Um mapa editor é um editor de "fases" para os ratos,e para iniciar vou explicar como editar:


Primeiro você clica no menu e depois clica em "Map editor" ou "Mapa editor" dependendo de qual língua do Transformice em que você esteja.



Depois você escolhe qualquer opção do mapa editor que são bem fáceis de se usar.Vou mostrar as funções do primeiro menu visto ao acessar o "map editor" que são:
  • Selector = Usar o mouse para mover os objetos e usar a ‘rodinha’ do mouse para girá-los
  • Grounds = Ao clicar sobre a opção são listadas as ‘paredes’ disponíveis para se usar no novo mapa
  • Mice stuff = Ao clicar sobre a opção é possível se colocar a toca, queijo e onde shaman e os demais ratos vão iniciar no mapa
  • Shaman objects = Nessa lista estão quase todos os itens do shaman, que podem ser usados no mapa
  • Map settings = Aqui é possível modificar a gravidade, adicionar algumas “dificuldades” ao novo mapa, como o modo noite, colisão e a opção de “parceiragem” – Soul Mate - (no qual você inicia o mapa com um rato “grudado” em você, o que dificulta ainda mais)
  • Save/Load/Test = Aqui você pode salvar (copiando o código do mesmo à área de transferências), validar o mapa e carregar um já validado – porém, é cobrado 20 queijos
Selector 

Aqui você usa o mouse como “controlador” de todos os itens, ao clicar sobre um você pode alterar os parâmetros do mesmo, como altura, largura, comprimento, massa, fricção e muito mais.

Grounds


Na opção grounds você pode usar todo tipo de paredes no seu novo mapa. Lembrando que cada parede tem seu aspecto e efeito. Que vamos listar abaixo:
  • Normal Ground = É a parede e chão normal, no qual você pode pisar, pular e é a única (fora o Chocolate ground) que possibilita se fazer WallJump
  • Ice ground = É a parede mais ‘chata’, por que não se possibilita fazer o WallJump e escorrega, podendo fazer muitos desatentos virarem “bolhas”
  • Trampoline ground = É o chão mais salvador, pois se pode passar os obstáculos facilmente após pular nela, que parece um trampolim
  • Lava ground = Essa parede é a mais devastadora, por que mata qualquer um que não conhece-la, ao pisar nela o rato é arremessado e morre, a não ser que use um dos truques atribuídos a ela para conseguir pular e sobreviver
  • Chocolate ground = É a mais fácil, qualquer um pode escalar ela, o que facilita ainda mais à chegada ao queijo. Tem um porém: após pegá-lo, você deve pular para conseguir se locomover ou vai ficar “atolado”
Mice Stuff


Aqui são encontrados os itens do shaman, você pode aplica-los em qualquer parte do mapa. Acima um exemplo de mapa simples feito apenas de big e littles boards e a adição do red nail para fixa-los.
  • Ball ^_^ = Bola
  • Ballon = Balão
  • Rune = Espécie de “força” que faz objetos móveis voarem ou irem para um lado específico
  • Little box = Caixa pequena
  • Big box = Caixa grande
  • Anvil = Bigorna
  • Little board = Madeira pequena
  • Big board = Madeira grande
  • Trampoline = Trampolim (tem o mesmo efeito do ground de mesmo nome)
  • Red nail = “Bolinha” que faz os objetos ficarem fixos em um local
  • Green nail = “Bolinha” que prende um objeto ao outro, porém ficam móveis e giram
  • Yellow nail = “Bolinha” que prende um objeto ao outro e fixa-os, mas, se não fixada com a red nail, pode se mover e cair, se for o caso
  • Green motors = Um tipo de mecanismo que gira objetos presos a ele
  • Red motors = Também gira os objetos a ele só que os fixa em um local (ao contrário do Green motor)
Shaman objects


Aqui são encontrados os itens do shaman, você pode aplica-los em qualquer parte do mapa. Acima um exemplo de mapa simples feito apenas de big e littles boards e a adição do red nail para fixa-los.
  • Ball ^_^ = Bola
  • Ballon = Balão
  • Rune = Espécie de “força” que faz objetos móveis voarem ou irem para um lado específico
  • Little box = Caixa pequena
  • Big box = Caixa grande
  • Anvil = Bigorna
  • Little board = Madeira pequena
  • Big board = Madeira grande
  • Trampoline = Trampolim (tem o mesmo efeito do ground de mesmo nome)
  • Red nail = “Bolinha” que faz os objetos ficarem fixos em um local
  • Green nail = “Bolinha” que prende um objeto ao outro, porém ficam móveis e giram
  • Yellow nail = “Bolinha” que prende um objeto ao outro e fixa-os, mas, se não fixada com a red nail, pode se mover e cair, se for o caso
  • Green motors = Um tipo de mecanismo que gira objetos presos a ele
  • Red motors = Também gira os objetos a ele só que os fixa em um local (ao contrário do Green motor)
Map settings

Aqui você configura algumas definições do mapa, muda a gravidade e o vento!
  • Gravity = Quando maior o número o rato vai cair mais rápido e quando menor ele vai ficar mais leve e voar mais facilmente
  • Wind = Aqui você coloca vento no mapa, o que pode deixá-lo mais difícil e divertido
  • Night = Após marcada, adiciona o modo noite ao mapa, o que o deixa ainda mais difícil
  • Collision = Deixa os ratos se colidirem ou subirem um no outro
  • Soul mate = Opção de “parceiragem”, no qual o rato fica com outro como compahia (preso a ele)
Saved/Load/Test


Aqui, após criar o mapa, você o testa, valida ou revê um mapa já feito. Dica: após fazer um mapa, você deve salvar o número que é atribuido a ele (após um @) e colá-lo acima de “Load”.
  • Validate this map = Ao clicar sobre o botão você o usa e deve pegar o queijo e entrar na toca sem morrer para poder validá-lo
  • Copy map to clipboard = Copia o código do mapa atual para a área de transferência, ideal para quem deseja continuar com a ‘produção’ depois
  • Export the map (20 cheese) = Após validar o mapa, clique sobre este botão, serão cobrados 20 queijos a cada validação (antes eram 50…)
  • Load = Aqui você revê os mapas feitos ou cola o código de um ainda não validado, cole-o na caixa e clique em “Load”.
Outras informações do Map editor e recomendações: só é possível usar 20 grounds e 30 objetos; faça mapas difíceis e desafiadores, mas não impossíveis e sem noção, pois você gastará 20 queijos. Não quer gastá-los à toa, né?; os mapas recebem uma votação por quem joga, para continuar no jogo ele deve ter, pelo menos, 50% de votos; para um mapa ser permanente (aquele que fica com um queijo e com o nome do autor em amarelo no topo do jogo) não é só preciso muitos votos, é necessário que os administradores no Transformice gostem dele também; não gostou do mapa? não apague os itens um por um, clique em “Reset” e limpe tudo; cansou de fazer mapas? clique em “Exit” para sair do Map editor. Para saber mais informações úteis e novidades sobre o Transformice acompanhe a parte “Informações úteis” na sidebar e fique ligado nas atualizações do blog! Em breve dicas de armadilhas, paredes invisíveis e muito mais a respeito da edição e criação de mapas.

Agora que você já sabe para que serve cada função, corra e faça um mapa espetacular e, quem sabe, ele não será o próximo permanente!
Um abraço e bom jogo!
~By Equipe Ratolos~


3 comentários:

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